top of page
Um Oito Zero Feminicídios na Paraíba

O Projeto

180 - Feminicídios na Paraíba é uma série documental de curtas-metragens cuja 1ª temporada tem 05 episódios, cada um contando um crime diferente. As narrativas são conduzidas por depoimentos de pessoas ligadas às vítimas e aos casos  e as reconstituição feitas por meio de animação no estilo xilogravura nordestina. O projeto está sendo gestado desde 2018, movido por inquietação e vontade de trazer à luz uma visão mais feminina, e porque não feminista, dos feminicídios. A Paraíba é o recorte geográfico, mas a abordagem temática em cada episódio não se limita ao território, pois é fato que esta triste realidade se estende ao Brasil e a muitos outros países. Quem dera fosse uma peculiaridade cultural e não um aspecto de uma sociedade patriarcal e misógina onde ser mulher ou performar o que é socialmente entendido como "feminilidade" é uma sentença de morte! Por isto, 180 - Feminicídios na Paraíba, dá destaque a questionamentos sociais ao invés de focar apenas na análise jurídica e penal dos crimes. O projeto conseguiu parte dos recursos para as gravações desta temporada e agora busca de parcerias nacionais e internacionais para coprodução, finalização e desenvolvimento da 2ª temporada. 
Para conhecer melhor os argumentos, saber mais detalhes sobre o projeto e nos ajudar a transpor para o audiovisual estas histórias basta entrar em contato conosco!

Sol vermelho e cactus com três flores e texto em preto e branco Um Oito Zero Feminicídio na Paraíba

A Produtora

Logomarca da empresa Carambola Filme redonda com fundo rosa com letras pretas

A Carambola Filmes é uma empresa paraibana com foco no desenvolvimento e produção de projetos de audiovisual. Com sede em João Pessoa – PB, tem à frente Drica Soares, sócia-proprietária e produtora de audiovisual há 20 anos. Em 2018, produziu os curtas  “FIM”  (2019) e "O Que os Machos Querem"(2021), ambos de Ana Dinniz; Coproduziu os longas-metragens “Desvio” (Arthur Lins. Fic., 90', 2019) e “O Alecrim e o Sonho” (Valério Fonseca. Fic. 110', 2022).  A produtora também produz a Mostra Djaniras de Cinema Feminino e tem em seu perfil trabalhos com publicidade, mini docs e vts voltados para temas como educação e diversidade.

A Diretora

Ana Dinniz é Diretora de Arte, produtora, figurinista de Audiovisual/Cinema desde 1998. Ao longo de mais 20 anos de carreira, trabalhou em mais de 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens. Foi Diretora e Programadora do Cine Bangüê da Fundação Espaço Cultural da Paraíba -  FUNESC (2010-2011). Produtora de RTV e Redatora Publicitária. Vice Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas Seção Paraíba (ABD-PB, 2003-2005).  É ativista cultural, feminista e o projeto "180 - Feminicídios na Paraíba" surge de sua inquietação com a violência de gênero que ainda persiste de maneira endêmica na sociedade contemporânea.

Logomarca da empresa Ana Dinniz redonda com fundo rosa e letras pretas
bottom of page